Educar um filho é como escrever em uma folha novinha: a gente tem medo de estragar.
Vamos deixando palavras, exemplos, regras, conselhos e, no meio do caminho, perdemos a calma, as certezas e, às vezes, a linha.
Tem coisas que a gente escreve a làpis, outras à caneta e o desafio também é este: saber quando usar um ou a outra.
São tantas as alternativas falsas e tantas as verdadeiras… Dá medo de escolher a resposta errada e, por isso, a gente rasura tentando apagar aquele dia, aquela bronca, aquela briga que fez um dos lados dormir chorando até soluçar.
É que o manual dos outros nem sempre serve pra nós e fica mais difícil aprender e até mesmo “colar” antes das provas mais difíceis.
Mas, ninguém disse que seria fácil! Ver um ser humano nascendo da gente é a coisa mais estranha e poderosa do mundo. Só perde para a experiência incrível que é testemunhar essa mesma pessoa descobrindo quem é, brincando de ser e dependendo da gente por tempo demais e por tempo de menos. Não dá pra explicar.
Hoje entendi que participar da vida de um filho é influenciar, mesmo sem querer.
Estamos escrevendo com eles, escolhendo por eles, decidindo por eles, com eles, para eles, da melhor maneira que podemos.
Fazemos tudo isso no escuro e, um dia, de repente, alguns sinais começam a aparecer. Os pontos começam a se conectar e vamos descobrindo pistas de quem os nossos filhos estão se tornando. O que eles gostam, o que sentem, o que estão guardando do que dissemos, o que já perceberam que não tem nada ver com eles.
É como escrever com aquelas canetas invisíveis: quando você olha com uma luz natural, a página parece em branco, mas, no escuro as imagens brilham e você consegue ver. Algumas vezes, de maneiras tão claras que chega a doer. Doem de um jeito bom. Um pouco de tudo está ficando, mudando, viajando por aí pra quem sabe, um dia, ser melhor do que você foi e fez.
E, assim, escrevendo em linhas retas, frequentemente, em linhas tortas, vai nascendo uma história. A nossa. A deles.
É como a vida segue. Até o dia em que alguém vai mais rápido ou em uma direção diferente.
Viver é caminhar, filhos. Vamos juntos. ❤️
Very nice article. I absolutely appreciate this website. Avivah Tom Yasmeen
Everything is very open and very clear explanation of issues. was truly information. Your website is very useful. Thanks for sharing. Stacey Dalis Clausen
Dead written content , appreciate it for information . Devondra Denver Zeralda
Looking forward to reading more. Great post. Thanks Again. Really Cool. Dorene Silvanus Demetri
Simply wanna say that this is very useful , Thanks for taking your time to write this. Jenica Brennan Rennie
I exactly agree! I am contacting people in trying to get some action with these ridiculous charges against Chris. Olympe Vinson Candida
Good post. I will be dealing with a few of these issues as well.. Bibbie Fax Dust
whoah this blog is excellent i like reading your articles. Halli Rafferty Lorn
Incredible points. Sound arguments. Keep up the amazing work. Ermentrude Diarmid Paapanen
I dugg some of you post as I cerebrated they were handy very beneficial Arlinda Scotti Mapes
Usually I do not read article on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice post. Fenelia Winifield Gleich
If you would like to increase your knowledge only keep visiting this web site and be updated with the most recent information posted here. Julita Inger Torry